- A vossa gimmick conta ...
Conta, e muito. Para promar, é a primeira coisa a ter em mente. " Quem sou eu " é a pergunta de ordem. Não se proma sem gimmick, e não há gimmicks sem promos, por isso, antes de meterem as mãos ao teclado,tentem pensar em algo que incite o leitor a dar destaque à promo. Tentem ser o mais realistas possiveis, e dar um toque pessoal à vossa personagem enquanto promam. Por exemplo, um motoqueiro merece ter um verdadeiro dicionário de insultos preparado, um doutor, uma lista de termos técnicos da medicina, e aí por diante. Não toquem em promos se ainda não sabem quem são, só vos prejudica.
- ... mas a do adversário, também !
Exactamente. É um erro comum de se fazer. O uso indevido da personagem adversária não só o aborrece a ele, como tira mérito ao próprio prommer. Tenham em conta a gimmick dele, como costuma falar em promos, as suas atitudes, até mesmo o que ele poderia fazer reagindo à vossa personagem. Aliás, tentem cooperar ! Ok, isto é um jogo, e jogos são para ser ganhos, mas a norma principal é a diversão ! Cooperem, façam as promos juntos, pensem numa maneira de destacar ainda mais a rivalidade. Duas cabeças pensam sempre melhor que uma, e da cooperação só podem beneficiar.
- Descrição, descrição.
É sempre muito bom dar ao leitor a imagem do que se passa. Descrever o ambiente, a maneira como a vossa personagem vai vestida, tudo, desde temperatura até ao minimo detalhe, isto, tentando também não sobrecarregar a promo. Uma promo deve elucidar de todas as maneiras possiveis quem a lê, para a perceberem melhor e compreender completamente a mensagem que é transmitida.
- Onde estou eu ?
Uma das coisas mais importantes numa promo : o local. É extremamente importante que descrevam onde se encontram, e o porquê. Em vez de clichézarmos as coisas, e fazer promos que são monólogos extensos em casa, frente a uma câmara, que tal sair à rua, interagir com as pessoas, com os fãs, fazer uma entrevista, uma conferência, cooperar com os amigos, beber uma cerveja num bar, namoriscar ? Isto é uma e-fed, quase tudo é possivel. Não há limites para a imaginação, e existem milhares de locais possiveis para divulgar a mensagem pretendida.
- Xcrevu ben açim ?
O ponto mais importante, os erros ortográficos. Ok, não somos nenhuns lordes e senhores, não é necessário ter tudo na maior das perfeições, mas é agradável. E muito. Ninguém gosta de ver textos redigidos à pressa, com bateladas de erros e uma apresentação péssima. Tentem apelar ao sentido visual do leitor, colocar bem os bolds e os itálicos, fazer um texto bem coordenado e com as ideias bem apresentadas, e sem trocar s's por x's, e's por i's e aí por diante, só vos tira mérito a vós próprios, e não fica nada bem.
Créditos: VWW, Sezarus (Venom)
O histórico e tradicional método de desenvolvimento do seu e-wrestler
atraves do uso de palavras descritivas, trash talk, ou cenário.
O Principal objectivo do role-playing numa E-Fed é de desenvolver a
vossa 'persona' (personagem). O Role-Playing é avaliado por tantos
critérios em diferentes aspectos, que não existe uma única forma de ser
bem sucedido. Mas as próximas linhas irão mostrar o básico para atingir
o sucesso.
A RP, divide-se em 5 partes.
Opener - Definições, cenário e arredores. Introdução aos
principais personagens. Isto será o que te pode construir ou destruir.
Fá-lo de modo interessante e tem a certeza que os leitores conseguem
consegue ter uma imagem visual.
Set Up - Introdução para apoiar as personagens no resto da Roleplay
Main Event - Será a promo ou a actividade em si. Isto chama-se a
carne da roleplay. O corpo se isto fosse um humano. As principais
acções, podem perder os vossos leitores se isto nao for interessante
Wrap up - Onde se começa o fim da RP. Não arrastem a vossa
roleplay outra e outra vez até alguem se deixar de dormir, começem a
embrulhar a RP para o fim.
Pay Off - Final Feliz? Final Infeliz? Tem a certeza que acabas a roleplay.
Certifica-te que a tua roleplay tem um principio e um fim de qualquer
modo. "Continua..." começa a tornar-se aborrecido. Podem é fazer "A
parte 2 está a caminho!". O fim deverá ser uma recompensa para os
leitores, logo tem de terminar da melhor maneira possivel.
As palavras finais numa típica roleplay são: "A camara faz fade out", "Fim", "A imagem fica toda a preto", etc.
Tipos de Roleplay
Promo no ringue - Este sem dúvidas é o metodo mais popular para
se fazer uma roleplay. Muito simples, colocas o teu e-wrestler dentro
de um ringue durante um show e basicamente utilizas alguma "trash talk"
contra o teu oponente. Isto pode ser comparado as segmentos de 20
minutos da RAW com o HHH, Vince McMahon etc. É uma boa maneira de
utilizar uma psicologia na VIDA REAL contudo no e-wrestling é um pouco
diferente. In-Ring Rp's podem ser bastante secantes para um e-wrestler
veterano. Todos os Gm's que têm experiencia não gostam das mesmas.
Entrevista - Simples, isto é onde colocas o teu e-wrestler numa
entrevista pre-match, utilizas um entrevistador do staff, este faz-te
perguntas sobre o combate as quais tu respondes. Maior parte dos
rookies utilizam-nas a toda a gora, contudo os e-wrestler's experientes
so as utilizam para segmentos no show. Por outras palavras, enviam-nas
ao gm para as utilizar no show.
Desenvolvimento de Personagem - Os veteranos vivem deste modo. Pode
levar desde a criatividade a um nível viciante. Podes fazer qualquer
coisa, em qualquer lado e teres o teu e-wrestler em qualquer situação
que conta a história sobre aquilo que a tua personagem é. O estranho
mas lindo é que normalmente nada tem a ver com o combate. Estas apenas
servem para desenvolver o wrestler para um ser humano realistico.
Tambem se pode mencionar o combate, contudo não muito.
Regras
Escrita e Pontuação - Escrevam correctamente, coloquem sempre tudo o mais correcto não escrevam como aqui nestes exemplos:
"hoje a noite voute vencer dentro deste ring seu palhaco"
"Hoje á note, vou-te vecer dentro deste riing, seupalhaço"
Não façam o vosso wrestler parecer uma criança - Se o vosso
wreslter parecer um miúdo de 13 anos, não vai ter muitas hipoteses de
vencer. Vejam WWF e WCW, os wrestler's nunca juram e se assim o fazem,
é editado. Contudo, quantos são os wreslter's de 25 anos que dizem
"cona", "pila"? Não muitos. Maus exemplos "este palhaço tem bafo de
cona"! Isto pareceu-me completamente estúpido. Cresçam e não falem
desta maneira, porque os wrestler's nunca o fariam. Comigo isto da
direito a "job".
Não falem como um smart - Se voces assistirem á WWE, nunca ouvi
nenhum wrestler a mencionar a palavra, "jobber" ou até mesmo "push". E
eu já vejo wrestling á muitos anos. Logo não o façam. Mau Exemplo.
"Eu vou derrotar-te! Tu não passas de um jobber dentro desta companhia! Eu é que mereço ser pushado!"
Escrevam em parágrafos - Naõ juntem tudo num só paragrafo. É mais
dificil de ler e não parece muito bom. Escrevam em multiplos
paragrafos, isto vai decerto ajudar-vos. Mau exemplo:
Bad Roleplayer Man: Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah
Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah
blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah
blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah
blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah.
Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah
blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah
blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah
blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah.
Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah
blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah
blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah
blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah.
Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah
blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah
blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah
blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah.
Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah
blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah
blah blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah
blah. Blah blah blah blah blah blah. Blah blah blah blah blah blah.
Blah blah blah blah blah blah.
Não alarguem demasiado a RP - Voces não precisam de escrever um
testamento em todas as rp's. Torna-se aborrecido para vocês e para o
leitor e vai ser obvio que tu só estás a tentar fazer um testamento.
Façam as vossas promos serem interessantes e certifiquem-se que as
mesmas têm qualidade, isso é
o mais importante. Mas tambem não escrevam
pouco, porque em 3 frases não conseguem fazer nada. Muito grande ou
muito pequena torna-se aborrecido e despropositado, é apenas uma perda
de tempo. Isto se for rp's in-ring em que despejam o historial e vendem
o mesmo peixe. Se for mesmo uma rp par adesenvolver a char e não
conseguem passar a mensagem em menos não há problema.
Sejam Descritivos - Descrevam o que o wrestler tem vestido, como
ele age, o que ele está a fazer. Sejam muito descritivos para o leitor
possa ter uma imagem visual.
Espero que tenham gostado e aprendido algo mais.
Créditos: McProphet
1º Passo
Pensar na gimmick que querem para o vosso wrestler
Sim esta é das fases mais importantes quando criamos ou desenvolvemos a gimmick do nosso wrestler, temos de pensar numa coisa original, não muito usada, mas também nada de muito irreal, por exemplo temos o iRullez (bipolar), temos o Mike24 (Consegue falar com os mortos), temos o Donut Man (que nem eu sei explicar muito bem a gimmick dele).
2º Passo
Adequa-la ao momento
Sim, temos de ver em que momento esta a nossa personagem, por exemplo eu não vou por uma pessoa que da esmolas aos pobres, a roubar dinheiro sem mais nem menos, tem de haver algum acontecimento para a tal mudança, por exemplo quando eu me torneio bipolar, eu num combate tive uma queda, e ai foi-me diagnosticado a doença, etc, mas para não esgotar a gimmick muito depressa fui dando voltas a doença, tentando ter um caso com a enfermeira, e também havia diagnósticos errados, já a do Mike, foi criada de uma maneira diferente. Ele aproveitou a sua rodada de derrotas para criar algo diferente. Utilizou um caso bastante frequente na actualidade, para "desculpar" a sua falha. Após isso ele foi revelando várias razões do acontecimento (a morte dos seus pais, a sua presença na morte dos mesmos), até começar a sentir que um pouco de ambos os seus pais se revelara dentro de si. A partir dai, foi dar uso às mesmas revelações, e criar uma personagem solitária mas boa pessoa, até conhecer aquele rapaz, que para quem acompanha as suas promos, fora um passo importante para desenvolver a sua gimmick. Ele após isso tentara meter-se novamente nas drogas, mas os seus pais, fazendo de "anjos da guarda", advertiram-no. Conclui-se assim que ele tem uma gimmick em que os seus pais se revelam dentro dele, e visto que as atitudes dos seus pais eram bondozas, as dele também serão. Foi um processo algo lento, mas agora dá para ele mesmo conseguir ter boas promos.
3º Passo
Como passar para o "papel".
Como já foi dito, primeiro que tudo, há que ter ideias, e principalmente, ser original. Nada de misturas de wrestlers reais, isso dá sempre confusão. Tens de ser original. Se não o fores, de que serve entrar numa e-fed e teres as tuas promos? Para isso metias os backstages do Cena...
Após teres as tuas ideias criadas, tens de pô-las em prática, talvez a parte mais difícil de tudo , precisas primeiro de ter o teu estilo de promos, depois tens de tentar caracterizar ao máximo as atitudes do teu wrestler.
4º Passo
Guardem ideias
Não despachem todas as ideias logo numa promo só, porque depois podem vir a sofrer as consequências de não terem mais ideias para uma segunda promo. Se utilizares todas as tuas ideias numa semana, e ficares sem ideias, a tua gimmick morre. Convém aproveitar coisas de promos antigas para conseguires estar sempre a desenvolver gimmick, senão a tua personagem morre.
5º Passo
Vejam todos os diferentes problemas que podem haver
Por exemplo pensar o que pode acontecer a vossa personagem após uma vitoria ou uma derrota, as reacções que ele poderá ter ou não ter, imaginem que a vossa gimmick, implicava ganhar o próximo combate para ir em frente, temos de pensar em varias soluções para o caso não acontecer.
6º Passo
O que fazer em caso de heel turn, ou face turn?
Tão simples quanto isto. Simplesmente tens que pensar que começa tudo do zero, com excepção do que fizeste no passado.
Creditos: iRullez.SdR & Mike24